quarta-feira, 10 de janeiro de 2007

Vocação, Espiritualidade e Chamado: Princípios de uma vida cristã equilibrada


Texto: Jr. 1:4-10

Jeremias teve um ministério totalmente diferente de tudo aquilo que pensamos ser um ministério profícuo.
Jeremias, filho de sacerdote, ministrou durante mais de 40 anos profecias sobre Israel, e não foi ouvido.
Passou por todo tipo de perseguição possível e imaginável, mas nunca desistiu de seu propósito: Proferir os oráculos de Deus ao povo de Judá.
Passa sempre pela minha cabeça o que levava Jeremias a não desistir. Ele pregava, falava e o povo não ouvia. O que motivou Jeremias a profetizar por mais de 20 anos sem fraquejar? O povo não se arrependeu. Então o ministério de Jeremias falhou? Se falhou, por que Jeremias não desistiu?
A partir deste texto da chamada de Jeremias, podemos entender quais eram as bases que equilibravam a vida de Jeremias.

1) Vocação: Chamado( v. 5) - Antes de formá-lo no ventre eu o escolhi;;; antes de você nascer, eu o separei e o designei profeta às nações.
O primeiro grande segredo de Jeremias era que ele tinha plena consciência de seu chamado.
Ele poderia não ter aceitado ser profeta, e seguido à linhagem sacerdotal de sua família, tendo todas as benécias que os sacerdotes tinham naquela época.
Mas não. Ele abdicou de tudo para seguir ao chamado do Senhor.
Somente uma consciência total do chamado que dá forças ao Cristão para enfrentar quaisquer tipos de problemas que possam afetar sua vida.
Jeremias sabia que tinha sido chamado a servir ás nações. Assim sendo, ele deixou tudo para trás, não olhou as circunstâncias, e partiu a cumprir a vontade de Deus, não importando as conseqüências que essas escolhas trariam.
Somente quando o Cristão tem certeza de seu chamado ele consegue enfrentar de frente as adversidades da vida.

2) Espiritualidade (v.8): Não tenha medo deles, pois eu estou com você para protegê-lo", diz o SENHOR.
O segundo conceito que chama a atenção na vida de Jeremias era o seu relacionamento com Deus.
Por piores que fossem as situações pelas quais ele passava, Jeremias dá sempre a entender que tinha Consciência da permanência da Presença de Deus consigo.
Sempre em diálogo com Deus, Jeremias só suportou tudo porque sabia que Deus estava com ele.
Quando Deus nos chama, ele sempre está conosco. Não é necessário arrepio, manifestações sobrenatural para enxergarmos a presença de Deus conosco. O próprio Cristo disse: “... E eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos" (Mt. 28:20b).
Se Cristo disse que estaria conosco, ele está. E se ele está, isto faz toda a diferença, como fez na vida de Jeremias.
A certeza da presença constante do Todo-Poderoso em nossa caminhada faz com que nada nos impeça de cumprir seus propósitos, pois a garantia de vitória é certa.
Foi esta certeza da presença de Deus que fez com que Jeremias enfrentasse açoites, perseguições, tentativa de assassinato dentro da própria família, cisternas, dentre outras lutas, com a expectativa do livramento e conseqüente vitória, pois aquele que era maior do que tudo e todos estava com ele.

3) Missão (v. 9,10): O SENHOR estendeu a mão, tocou a minha boca e disse-me: "Agora ponho em sua boca as minhas palavras. Veja! Eu hoje dou a você autoridade sobre nações e reinos, para arrancar, despedaçar, arruinar e destruir; para edificar e plantar".

Após a plena certeza do chamado e presença do Senhor, Jeremias sabia que Deuso chamada para algo.
Não somos chamados simplesmente para estarmos na igreja. Não somos chamados só para receber. Somos primeiramente chamados a dar de nós mesmos aos outros.
Jeremias, como profeta, encarnava em sua vida a mensagem de Deus. Deixou família, amigos, futura esposa, sonhos, para cumprir o chamado de Deus. Deu sua vida como mensagem viva ao povo de Judá.
E não só isto. Analisando a que Deus chamou Jeremias, encontramos um conceito importantíssimo para nossa caminhada cristã.
Deus chama Jeremias a: arrancar, despedaçar, arruinar e destruir; para edificar e plantar. Quatro verbos negativos e dois positivos.
A grande missão nos dias de hoje é derribar tudo aquilo que foi construído de errado na vida de muitos, e edificar e plantar sementes que produzam frutos eternos.
Destruir é até fácil. Muitos fazem isto. O difícil é edificar e plantar. E como Deus comissionou Jeremias a esta obra, destruir tudo e plantar uma nova semente, Deus nos chama hoje, homens e mulheres conscientes do chamado e presença de Deus para destruirmos tudo aquilo que o mundo, o diabo, os sistemas sociais tem implantado de negativo nas pessoas, e para edificarmos e plantarmos a verdadeira mensagem de Cristo, uma semente que produz frutos eternos, nas vidas tão carentes que permeiam nossa sociedade.

Assim, Deus nos dá a oportunidade de participarmos de seu projeto à humanidade.
Mas, para isso acontecer, a primeira coisa que precisamos saber é sobre o nosso chamado.
A partir daí, nutrir uma verdadeira espiritualidade para podermos cumprir a Missão de Deus em nós.
Não será nada fácil, mas com certeza, gratificante.
Por que não começarmos hoje?

Um comentário:

Anônimo disse...

tocante!!!!!