quarta-feira, 10 de janeiro de 2007

A VERDADEIRA BÊNÇÃO DE DEUS
Nm. 6:22-27
“Disse o SENHOR a Moisés: Fala a Arão e a seus filhos, dizendo: Assim abençoareis os filhos de Israel e dir-lhes-eis: O SENHOR te abençoe e te guarde; o SENHOR faça resplandecer o rosto sobre ti e tenha misericórdia de ti; o SENHOR sobre ti levante o rosto e te dê a paz. Assim, porão o meu nome sobre os filhos de Israel, e eu os abençoarei.”


Todos buscam bênçãos! Esta premissa é verdadeira, na medida em que em todos os templos de nosso país vemos homens e mulheres, de todas as idades, classes sociais, indistintamente, clamando a Deus por uma resposta a suas aflições.
Problemas mais diversos são apresentados a Deus em busca de uma solução. Muitas vezes, a resposta vem. Outras, não. Por isso, muitos se perguntam: O que, verdadeiramente é a bênção de Deus?
Este texto, que é conhecido por muitos, relata sobre a bênção sacerdotal, dada por Deus a Moisés, para ser aplicada a todo o povo de Israel. Ela é diferente de tudo aquilo que nesses se entende por bênção.
Por isso, faz-se necessário entender este conceito bíblico de bênção e seus efeitos nos tempos modernos, a partir deste texto bíblico.

1) Que o Senhor te abençoe e te guarde (v. 24):
O primeiro conceito que se pode extrair deste texto é que Deus é a fonte de todas as bênçãos. Ele é o abençoador. É ele que suprirá todas as necessidades humanas.
Analisando o termo abençoar, encontra-se o seguinte: “dotar de poder para o sucesso; liberar para ser bem sucedido e próspero”. Quando se é abençoado por Deus, recebe-se a capacidade de se desenvolver na vida. Não é receber bênçãos gratuitas, mas a capacidade (física, emocional e espiritual) de alcançá-las.
Além de nos abençoar, o Senhor nos guarda. Ele cuida, zela nos observa na caminhada, além de dar a capacitação, ele nunca se afasta.

2) Faça resplandecer o seu rosto (v. 25a):
Encontram-se três conceitos neste trecho:
· Aprovação: o brilho do rosto pode significar estar alegre em relação a alguém. Em Ne. 8:10B diz: “a alegria do Senhor é a nossa força”. Um grande sinal de ser abençoado é conquistar a aprovação de Deus em sua vida.
· Proteção: pelos caminhos da vida, que são tenebrosos, faz-se necessária a iluminação de Deus aos nossos passos. Ele é o Sol da justiça, é a luz que dissipa as trevas.
· Expressão de Amor: face resplandecente também pode significar uma expressão de amor, na medida em que, o amor ilumina o homem. Assim, quando Deus resplandece sua face sobre o homem, demonstra o quanto Ele o ama, e por isso, concede ao indivíduo a resolução para todas as suas necessidades.

3) Tenha misericórdia sobre ti (v. 25b):
Misericórdia é equivalente à graça (favor imerecido). Em Deus, tem-se tudo aquilo que é necessário para a subsistência:
- coisas boas (Bênçãos): concessão de todas as coisas para realização plena do homem;
- coisas ruins (provações): dificuldades permitidas por Deus para o amadurecimento do homem frente à vida.
O maior benefício (graça) que Deus dá ao homem é o de aprender a viver a partir de sua experiência, através de seus erros e acertos.
Muitos não entendem o porquê das dificuldades. Mas, ao transcorrer de cada problema, o homem amadurece, cresce como indivíduo, mesmo que muitas vezes sem perceber.
Esta é a misericórdia de Deus: permitir e auxiliar no desenvolvimento integral do ser humano através de suas próprias experiências.

4) Levante o seu rosto (v. 26a):
Rosto aqui pode significar tanto a face de Deus quanto a presença de Deus.
Deus volta a sua face aos seus filhos para lhes fazer o bem. Isto mostra que Deus se importa com o bem do homem.
È Deus que se revela. Ele está sempre presente para aqueles que o buscam.

5) E te dê a paz (v. 26b):
A palavra bíblica neste texto para paz (Shalom, em hebraico) significa: ausência de discórdia, segurança, retidão, término, cumprimento.
A Paz de Deus é completa. Quando alguém recebe a paz de Deus, não precisa de mais nada.
A paz, entre os povos semíticos (do AT.), era declarada quando duas tribos ou nações acordavam, através de alianças, que não guerreariam entre si. A partir deste acordo de não-confronto, a paz estava alcançada.
Assim, paz era provisão de uma aliança. Por isso, só tem a genuína paz aqueles que possuem uma aliança com Deus.

6) Porão o meu nome sobre os filhos de Israel (v. 27a):
Nome naquela época não era apenas um título, significava presença, poder e bênção.
O cristão deve ser reconhecido como “Aquele que tem o nome de Deus”.
O nome era também a declaração do caráter do indivíduo. Por isso, aquele que tem o nome de Deus em sua vida é o indivíduo que possui o caráter de Deus em si.

7) E Eu os abençoarei (v. 27b):
Aquele que é:
- guardado por Deus;
- tem o brilho do rosto do Senhor sobre Ele;
- goza da paz divina;
- tem o nome do Senhor sobre Ele;
- Este sim é um abençoado, um agraciado por Deus.

8) E como alcançar estas bênçãos?
Se quisermos gozar das bênçãos dadas a Deus ao povo de Israel, devemos buscar uma ligação entre o povo de Israel e os outros povos.
Esta ligação é feita por Jesus Cristo, que veio a esta terra e cumpriu as promessas do Senhor, inclusive a que está em Gn. 12:3: “abençoarei os que te abençoarem, e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; e em ti serão benditas todas as famílias da terra”.
Para se receber estas bênçãos, é necessário então, caminhar verdadeiramente com Cristo.

Então, por que não começar a ser abençoado agora?

Nenhum comentário: