segunda-feira, 15 de janeiro de 2007

VIVENDO COM SABEDORIA E FÉ

TIAGO 1.5-8; 2.14-18.

1) Quem era Tiago
è Provavelmente, irmão de Jesus;
è Principal líder da igreja de Jerusalém;
è Morto apedrejado pelo império Romano devido à vida e liderança cristã.

2) Características da carta de Tiago:
è A carta de Tiago é considerada o livro de Provérbios do NT, devido à ênfase em questões práticas da vivência cristã;
è Tiago escreve sobre a vida cristã, dividindo seu texto em três tópicos: nova vida, crescimento espiritual e maturidade cristã;
è A preocupação de Tiago era que a Igreja praticasse aquilo que tanto pregava (nada muito diferente dos dias atuais).

3) Por que Tiago escreve sua carta
è Eles estavam passando por duras provações;
è Estavam sendo tentados a pecar;
è Estavam sendo humilhados e roubados pelos mais ricos;
è Não estavam vivendo o que pregavam;
è Estavam se afastando do Senhor;
è Estavam em guerra uns com os outros.

Após uma explanação sobre a nova vida em Cristo, Tiago, dentre outras coisas, apresenta a necessidade de se viver uma vida cristã baseada em Sabedoria e Fé.




4) Sabedoria:
· De onde vem a Sabedoria?
i. 1.5 – a Sabedoria vem de Deus;
ii. É dada ao homem que pede (ora, com fé).
iii. A dúvida é um empecilho ao recebimento da Sabedoria.

· O que é Sabedoria para Tiago?
i. A sabedoria que Tiago vai colocar aqui é "aquilo que capacita o justo a perseverar nas provas".
ii. No mundo hebreu, a busca da sabedoria não estava em especular sobre conhecimentos universais ou naturais (como os filósofos gregos) porque o pensamento dos hebreus nunca foi especulativo nesse sentido, sempre foi moral. Eles criam num Deus pessoal que se manifestava aos homens mostrando seu querer.
iii. Descobri um conceito muito bom de sabedoria em um livro que eu li e que está escrito assim: "A percepção da vontade de Deus e do modo pela qual ela deve ser aplicada na vida é conferida a sabedoria". Então sabedoria "é a percepção da vontade de Deus e o modo pela qual ela ( a vontade de Deus) deve ser aplicada na vida". É esse tipo de sabedoria que Tiago tem em mente.

· Para que a vida cristã se desenvolva, é necessário buscar e usar da sabedoria que Deus nos dá, para aprendermos com as adversidades da vida.

· Só que, para recebermos Sabedoria, precisamos pedir com fé.



5) Fé
· O que é Fé?
i. Automaticamente, ligamos fé à crença, à crer, ou até usamos textos bíblicos, como Hebreus 11:1 – “Ora, a fé é a certeza daquilo que esperamos e a prova das coisas que não vemos”. Só que, biblicamente, o conceito de fé é muito maior que uma simples crença, que qualquer um pode ter.
ii. Tiago apresenta uma fé que não é conceitual, mas prática (v.14,18). A verdadeira fé deve demonstrar frutos. Que frutos são esses?
iii. A história cristã relata que a Reforma protestante tomou forma com Lutero a partir de um pequeno trecho do livro de Romanos que ele estudava (Rm. 1:17 – “Porque no evangelho é revelada a justiça de Deus, uma justiça que do princípio ao fim é pela féhttp:// , como está escrito: "O justo viverá pela fé"). Esta fé, que Paulo fala e impactou Lutero seria apenas um estilo de vida crendo? Não, o termo bíblico fé vai além, não é simplesmente crença, mais fidelidade. O Justo viveria pela sua fidelidade. Fidelidade fala de compromisso, de vida com Deus.
iv. Tiago então, fala que aquele que quer ter sabedoria, peça a Deus com fidelidade de vida. Devemos Ter fidelidade para com Deus, uma vida na presença de Deus. Para alcançarmos essa percepção da vontade de Deus, é necessário “relacionamento com Deus”.
v. Este relacionamento com Deus vem através de dois atos: Oração e estudo das Escrituras:
1. Um dos ensinos de Cristo é o relativo a Oração. A Oração é o elo mais profundo de ligação entre o homem e o Criador. É o momento do diálogo, aonde nos revelamos a Deus e Ele se revela a nós. A vida de oração deve ser uma constante em nós, pois, o próprio Apóstolo Paulo adverte, na primeira carta aos Tessalonicenses 5:17 - “Orem continuamente”.
2. Rm. 10:17 – “Consequentemente, a fé vem por se ouvir a mensagem, e a mensagem é ouvida mediante a palavra de Cristo.” A fidelidade, o relacionamento com Cristo só vem pelo ouvir a Palavra de Deus. Quando se fala de ouvir, não é simplesmente escutar sermões, mas praticá-los (em Hebraico, ouvir –Shemá- significa escutar e praticar).

6) CONCLUSÃO

A sabedoria só vem através da prática de vida cristã; só seremos pessoas sábias a partir do momento que praticarmos os ensinamentos de Cristo. Só teremos fé a partir do momento em que nos esforçamos na leitura das Escrituras e na oração.
Só experimentaremos um crescimento espiritual quando vivermos com Sabedoria e Fé.

Nenhum comentário: