quinta-feira, 14 de agosto de 2008

PRINCIPIOS BÁSICOS DA VIDA ESPIRITUAL - Mateus 16.13-17

A primeira ordem para vida cristã é o novo nascimento.
Nascer de novo é a expressão usada por Jesus no evangelho de João para transformação pela qual o individuo deve passar, saindo de uma vida de pecado em direção à restauração de sua relação com Deus.
Este renascer se dá a partir de uma intervenção divina na vida humana. Só Deus possibilita e impele o ser humano ao novo nascimento. É GRAÇA! A participação humana se dá na simples ação de se oferecer a Deus por meio da fé e arrependimento.
Posteriormente ao novo nascimento, uma nova vida é posta diante do ser humano, vida esta que pode ser denominada como VIDA ESPIRITUAL. Já não é mais uma vida guiada por sentimentos, desejos ou pensamentos, mas uma vida guiada pela presença do Espírito Santo no cristão.
Este estudo apresentará três princípios básicos da vida espiritual do crente. São eles:

1) A REVELAÇÃO
Revelação é o desvendamento que Deus faz de SI mesmo, através da pessoa de Jesus Cristo, da criação, da história, da consciência humana e das Escrituras.
Por que o ser humano precisa de revelação?
Porque o homem sem Deus é cego e morto espiritualmente. Sem não for pela intervenção divina, o ser humano se torna incapaz de entender as ações de Deus.
Como ocorre a revelação?
Pelas Escrituras, porque nelas estão registrados os fatos e os procedimentos relativos à salvação;
Pelo Espírito Santo, porque o Espírito tem o poder de confirmar todas as coisas nos corações humanos.
Duas verdades são reveladas tanto pelas Escrituras, quanto pelo Espírito, no que tange à salvação humana:
O homem sem Deus é um pecador e já possui sua sentença de morte;
Jesus Cristo é o único e suficiente Salvador, devidamente qualificado.

2) GRAÇA
A idéia comum de graça é a da expressão “favor imerecido”. Isso significa que mesmo sendo puro e santo, Deus ama o ser humano pecador de tal maneira que provê salvação para sua vida.
Vale ressaltar que a graça transcende o poder da lei, pois é uma decisão espontânea de Deus a favor do ser humano.
A metodologia da graça divina é diferente e oposta ao método da Lei. A Lei servia apenas para revelar ao mundo o conceito de pecado e para apontar as regras religiosas para Israel, sem trazer consigo conversão e salvação ao povo. Já a GRAÇA tem como principio a conversão por meio da fé, do arrependimento e da ação do Espírito Santo, que introduz o individuo num processo de transformação de caráter, aproximando-o diariamente à semelhança de Jesus.
TODOS NÓS JÁ ESTAMOS DEBAIXO DA GRAÇA, DOM DE DEUS A TODOS NÓS!

3) FÉ
O conceito da fé bíblica vai muito além do simples fato de se crer em algo ou alguém. A fé bíblica denota a idéia de fidelidade imposta a partir de uma relação; fidelidade. Esta fidelidade se traduz na confiante dependência de Deus com auto-renúncia; descansar em Deus, pois sua vida já está posta n’Ele.
De onde vem esta fé?
A fé pode ter duas fontes: uma natural, que seria a capacidade que temos de acreditar nas pessoas, ou nas verdades que se apresentam na vida; outra espiritual, produzida pelo Espírito Santo, quando a fé natural se encontra com a Palavra de Deus.
A fé espiritual não só permite ao crente alcançar a dimensão do Espírito, para seu próprio crescimento na graça, como também o torna um instrumento de Deus para comunicar ao mundo essa mesma graça e fé (Rm. 12.3: "Por isso, pela graça que me foi dada digo a todos vocês: Ninguém tenha de si mesmo um conceito mais elevado do que deve ter; mas, ao contrário, tenha um conceito equilibrado, de acordo com a medida da fé que Deus lhe concedeu").
Como se pratica a fé?
A prática da fé vem por meio de duas ações: crença e atitude.
A crença seria o conhecimento do conjunto de doutrinas em que cremos, a saber, fé nas Escrituras.
A atitude seria nossa relação de confiança frente essas doutrinas em que cremos.

4) CONCLUSÃO
A partir do que foi posto, algumas perguntas são suscitadas a nós:
Será que recebemos a RELEVAÇÃO de Deus, através das Escrituras e do Espírito Santo? Conhecemos o Deus que seguimos?
Vivemos debaixo da LEI ou da GRAÇA?
Possuímos uma fé natural ou espiritual? Temos uma fé nominal, ou vivemos a partir daquilo que acreditamos?
Deus nos fez para que “conheçamos, e prossigamos em conhecer ao Senhor” (Os. 6.3). Nossa vida espiritual deve se desenvolver. E para que isso aconteça, Deus nos chama a uma reflexão: TEMOS VIVIDO OU EXPERIMENTADO ESSES PRINCIPIOS BÁSICOS DA VIDA ESPIRITUAL?
Se não, hoje é o dia! Deus nos tirará dessa vida de inércia, mornidão e frieza, e nos colocará no caminho de vida, vida em abundância, de vitória, NO CAMINHO DO ESPÍRITO, QUE SOPRA AONDE QUER, QUE NÃO TEM CONTROLE, MAS QUE TEM VIDA!

Nenhum comentário: