quinta-feira, 14 de agosto de 2008

O PLANO PARA O CRESCIMENTO ESPIRITUAL - II Pe. 3.14,17,18

O crescimento é um processo natural de todo ser vivo.
Mas, para que haja crescimento sadio, são necessários alguns requisitos:
Boa alimentação;
Asseio,
Cuidados pessoais;
Ajuda de outras pessoas;
Sono/descanso;
Horas de lazer;
Ocupar-se em algo;
Não viver uma vida sedentária.
No crescimento espiritual não é diferente. Se não houver os cuidados necessários, o crente pode tornar-se raquítico, doente e até mesmo vir a morrer.
Pedro nos adverte a cuidar do nosso crescimento espiritual visando a vinda de Cristo.
Parece que, pela demora do acontecimento, muitos naquele tempo se descuidaram do zelar pelo seu crescimento espiritual (hoje isso não é diferente).
Pedro, falando sobre o crescimento, aponta que este corresponde a dois aspectos:

1) CRESCER NA GRAÇA
· É imitar a Cristo, conforme Paulo prescreve:
ü Tornem-se meus imitadores, como eu o sou de Cristo. (I Co. 11.1);
· É buscar um conduta de vida que se pareça com a de Cristo.
ü É valorizar o que Cristo valorizava;
ü É desvalorizar o que Cristo desvalorizava.

2) CRESCER NO CONHECIMENTO
· É ter conhecimento de Jesus, conforme exposto nas Escrituras;
· É conhecê-lo por meio das experiências que Ele nos permite passar na vida:
ü Portanto, deixemos os ensinos elementares a respeito de Cristo e avancemos para a maturidade, sem lançar novamente o fundamento do arrependimento de atos que conduzem à mortehttp, da fé em Deus, da instrução a respeito de batismos, da imposição de mãos, da ressurreição dos mortos e do juízo eterno. Assim faremos, se Deus o permitir. (Hb. 6.1-3)

3) OUTRAS EXPLICAÇÕES SORE CRESCIMETO
· A vida é como uma corrida em busca de um prêmio (I Co. 9.24-27)
ü Todos têm objetivos na vida.
· Paulo fala que para alcançar esses objetivos é necessário esforço.
ü Jesus chama esse esforço de “negar-se a si mesmo”, abrir mão dos desejos carnais em busca da vontade de Deus.
· O alvo apontado por Paulo é a salvação.
· A salvação deve ser o referencial que nos impulsiona a alcançar todas as outras coisas em nossas vidas.

4) CONCLUSÃO
· Viver em graça e conhecimento de Cristo nos leva a viver uma vida focada na salvação de Deus.
· Viver com o alvo na salvação nos faz crescer espiritualmente.

2 comentários:

Unknown disse...

Dia 6 eu tive um sonho a respeito do crescimento espiritual, sonhei que uma voz me mostrava 3 bolas uma era grande da cor de brasa e a outra quase do tamanho da grande e a terceira era pequena, a voz me dizia que aquelas bolas era nossa vida espiritual, a bola grande era Deus que estava cheio do espirito santo, a menor que ela era minha amiga que estava crescendo no espirito santo e a pequena era eu que precisava crescer no espirito.
Depois disso eu via uma árvore grande muito bonita c/ frutos diferentes eu pegava os frutos para comer quando de repente sai da porta de uma casa uma mulher que me afrontava, ela me humilhava muito, eu só conseguia dizer para ela que Jesus a amava muito, más ela não queria saber e continuou me afrontando e eu continue falando que Jesus a amava, e sentia que ela precisava dele.
No sonho só sentia amor por aquela mulher e nem um pingo de resentimento ou ódio. O que muitas vezes acontece comigo qdo alguém me afronta, fico irada.
Por isso entrei aqui nesse site para entender mais sobre o crescimento espiritual, pois não quero continuar pequena espiritualmente.
Obrigada
Daiany

Unknown disse...

Jesus disse "entra em teu quarto e ora em silêncio". Não há nada melhor do que conhecer a ti mesmo incluindo Jesus nessa experiência. A meditação é um meio maravilhoso de conhecer a si mesmo, agora deite, relaxe e passado um tempo de relaxamento e mente vazia comece a meditar e imagine-se com jesus. Faça perguntas, abrace e beije-o calorosamente como um amigo. foi a melhor experiência da minha vida.