quinta-feira, 25 de outubro de 2007

TENHAM CUIDADO! Cl. 2.16-23

Paulo, desde as primeiras linhas da carta de Colossenses, vem alertando seus irmãos do perigo que existe em dar ouvido aos falsos mestres presentes nessa comunidade.
Viu-se que no primeiro capítulo, Paulo faz uma oração traçando três preceitos para que esta comunidade pudesse se prevenir contra estes falsos mestres. Paulo pede que os irmãos de Colossos tenham inteligência espiritual, obediência prática e excelência moral. Já neste segundo capítulo, Paulo trata daquilo que Cristo conquistou na cruz por seus filhos e como, através da obra de Cristo, podemos refutar os falsos mestres.
Dessa forma, relacionaremos três pontos que Paulo apresenta sobre como a obra de Cristo pode nos livrar dos falsos ensinamentos:

v Ninguém os julgue (Cl. 2.16,17)
Ø A doutrina dos falsos mestres consistia em uma mistura de visões angelicais, legalismo judaico, filosofia e preceitos cristãos.
§ O legalismo judaico tinha grande importância neste sistema sincrético.
§ O cumprimento de regras (religiosas) pré-estabelecidas era o ponto chave dos ensinamentos destes mestres.
§ O cumprimento das regras gerava auto-justificação.
Ø Contrapondo este ensino, Paulo apresenta que Cristo:
§ Já cumpriu todo processo de julgamento que estava sobre nós, nos libertando (v. 14, 15)
· Não devemos viver sobre o julgo da lei, mas de Cristo (Rm. 6.14 - Pois o pecado não os dominará, porque vocês não estão debaixo da Lei, mas debaixo da graça).
§ A graça é a realidade da vida em Cristo (v. 9)
· Plenitude: Pelo poder de Cristo, os crentes não estão sujeitos às ações do pecado, mas de Jesus Cristo.
· Graça é o ato misericordioso de Deus; somos reconhecidos justos por aquilo que Cristo fez, não por qualquer ação que possamos praticar.

v Não sejam impedidos de alcançar o prêmio (Cl. 2.18,19)
Ø Uma falsa espiritualidade impede outros de alcançar alvo cristão.
§ As experiências espirituais não devem servir de parâmetro para se designar o nível de comprometimento no meio cristão. Paulo apresenta o amor como este referencial de vida cristã (I Co. 13.1-2 - Ainda que eu fale as línguas dos homens e dos anjos, se não tiver amor, serei como o sino que ressoa ou como o prato que retine. Ainda que eu tenha o dom de profecia e saiba todos os mistérios e todo o conhecimento, e tenha uma fé capaz de mover montanhas, se não tiver amor, nada serei).
§ Quem reconhece que estes falsos mestres não estão ligados a Cristo (v. 19), abandona seus ensinamentos e vivem de acordo com o que Cristo ensinou (Jo. 15.12, 13 - o meu mandamento é este: Que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei. Ninguém tem maior amor do que este: de dar alguém a sua vida pelos seus amigos).

v Não se submetam às regras humanas (Cl. 2. 20-23)
Ø As regras farisaicas eram interpretações exageradas da lei.
§ Vemos o próprio Cristo mostrando nos Evangelhos que ávida era maior que as leis humanas (Mt. 12. 7, 8 - Mas, se vós soubesseis o que significa: Misericórdia quero, e não sacrifício, não condenaríeis os inocentes. Porque o Filho do Homem até do sábado é Senhor).
Ø As regras humanas aparentam sabedoria, espiritualidade sadia e poder. Mas no fundo, não tem valor nenhum diante dos desafios da vida, pois são só aparência sem conteúdo (Jo. 7.24 – “Não julguem apenas pela aparência, mas façam julgamentos justos").

Ø Se Cristo é a plenitude de todas as coisas, ele deve ser o nosso exemplo. Se Cristo é o exemplo, devemos viver como ele viveu: Fp. 2. 5-8 - Seja a atitude de vocês a mesma de Cristo Jesus, que, embora sendo Deus, não considerou que o ser igual a Deus era algo a que devia apegar-se; mas esvaziou-se a si mesmo, vindo a ser servo, tornando-se semelhante aos homens. E, sendo encontrado em forma humana, humilhou-se a si mesmo e foi obediente até a morte, e morte de cruz!

v CONCLUSÃO
Cristo deve ser o nosso modelo de vida, e não os ensinos de falsos mestres que desviam vários da verdade através de ensinamentos que nada têm a ver com o Evangelho.
Para nos ver livres destes falsos ensinos, é necessário que Cristo seja o cerne, o parâmetro, o caminho pelo qual devemos seguir em direção à vida que Deus planejou para nós.
É importantíssimo que nesse tempo a Igreja se levante como os bereanos, que analisavam tudo o que ouviam, para aí sim, se aquele discurso você condizente com o Evangelho, desse o crédito devido (At. 17. 10,11 - Logo que anoiteceu, os irmãos enviaram Paulo e Silas para Beréia. Chegando ali, eles foram à sinagoga judaica. Os bereanos eram mais nobres do que os tessalonicenses, pois receberam a mensagem com grande interesse, examinando todos os dias as Escrituras, para ver se tudo era assim mesmo).
Assim, que tenhamos cuidado. Que Cristo seja o nosso paradigma de interpretação de tudo que nos chegue, seja de quem quer que seja.

Nenhum comentário: