segunda-feira, 10 de setembro de 2007

IDÉIAS ERRADAS SOBRE ADORAÇÃO

Texto Base: Jo. 4.19-24

Jesus, em uma de suas viagens de volta a Galiléia, passa pela região da Samaria, e à beira do caminho, senta-se a beira de um poço para descansar.
Neste tempo, Jesus encontra com uma mulher samaritana e, neste encontro, um diálogo entre os dois é travado, discorrendo ambos sobre vários temas, desde o simples pedido por água, passando por uma discussão sobre o reconhecimento de Jesus como profeta e a temática da adoração.
O conceito de adoração foi importante para o entendimento da mensagem do evangelho para aquela mulher. E hoje não é diferente.
Nos últimos dez anos, se falou demais de adoração em nosso país.
Influenciados por movimentos de igrejas nos Estados Unidos, Canadá e Austrália, fomos altamente abastecidos de “ondas” das mais diversas.
Infelizmente, estas ondas trouxeram um esvaziamento do verdadeiro conceito de adoração bíblico.
Primeiramente, adoração é um termo bastante profundo, exigindo longas explicações causadas por problemas em nossa língua. Vou explicar. Adorare vem do latim, significando falar com, ter comunhão com. Alguns poderiam se perguntar: Adoração é só isso ou se resume a apenas isto? É claro que não. Diferenças de língua nos fazem pensar mais profundamente sobre o significado do verbo adorar. Penso que o estudo do tema nos levaria a gastar todas as páginas existentes na internet. Não bastando o problema que temos em entender a adoração, é extremamente fácil criarmos conceitos errados sobre o assunto, o que nos leva a carregar idéias equívocas por longo tempo. Um clássico exemplo, por muitos anos imagina-se que a adoração se resume em cantar e louvar.
Da mesma forma, pensa-se que a adoração depende totalmente da música.
Faz-se necessário então, entendermos quais idéias erradas têm permeado nossa adoração e dificultado a verdadeira relação com Deus.

1) A adoração presa a locais (v. 20)
Como sabemos, não existe um lugar específico para a adoração. Não existe o lugar verdadeiro para se adorar a Deus. Muita gente comete o erro de ligar a adoração à igreja, templos, túmulos sagrados, grutas e até mesmo à cidade de Jerusalém. A conseqüência disto é que a pessoa só vai querer adorar a Deus na comunidade onde congrega ou em determinados locais. Alguns costumam chamar isto de superstição. Pessoas que agem desta maneira são supersticiosas. Jesus disse: "A hora vem quando nem neste monte, nem em Jerusalém, adorareis o Pai". Jesus quis dizer que no futuro as pessoas não teriam um lugar adorativo, como Samaria e Jerusalém.
A adoração é um estilo de caminhada, não uma ação estática e agendada.

2) Adoração não é presa à pessoas (v. 21)

Muitos cristãos agem como se apenas o pastor, o padre, o bispo, os líderes ou até mesmo os dirigentes de louvor de suas comunidades, tivessem capacidade para adorar.
Muitas vezes pensamos: "no culto desta noite vou deixar com que só o dirigente e a igreja adorem". Me parece que muitos crentes têm pensado desta maneira, querendo deixar a adoração com outras pessoas.
Devemos ter em mente que a adoração é para todos, e não para um seleto grupo de privilegiados. A adoração é para você! Não deixe de ter o teu momento de adoração a Deus por causa deste pensamento. Os discípulos se admiravam ao ver que Jesus conversava com uma mulher e ainda por cima, samaritana. Assim, cremos que religiões racistas e preconceituosas não podem ter o louvor verdadeiro. Li certa feita que Deus não possui etnias privilegiadas. Agora, sob a dispensação do Evangelho da graça, todos os povos, línguas, tribos e nações são admitidos ao culto verdadeiro!

3) Cerimonialismo (v. 23-24)

É necessário entendermos que a adoração não está presa a cerimônias. Deus é Espírito e deseja ser adorado em Espírito.
Alguns afirmam que a cerimônia visa à sensação, ela procura impressionar. Isto ocorre porque o homem adora brilho, festa, emoções, liturgia, etc. Como li nalguma publicação, o cerimonialismo se estabelece num culto rígido de gestos ensaiados.
O louvor verdadeiro não é produto fabricado por gestos sacerdotais, ou pastorais, nem nas palavras mecanizadas de orações repetitivas... Não pense que há verdadeira adoração em todos os shows gospel, eventos musicais cristãos ou gravações e lançamentos de Cds, só porque há brilho, canhões de luzes, fumaça "a la gelo seco", gestos que impressionam, ótima qualidade sonora, etc... Deus é Espírito e quer ser adorado em Espírito.
Uma idéia errada, creio que a mais recente, é de que a adoração é presa ao marketing. Como sabemos, boa divulgação resulta bons auditórios. Bons auditórios significa bons ministros. Assim a adoração vive sob domínio da divulgação e do marketing.
Aqui quero ressaltar que bons auditórios não significam que tudo está uma bênção e que há verdadeira adoração. Como sabemos Deus não procura igrejas lotadas, Ele procura adoradores que o adorem em espírito e em verdade! Então adoração não está presa a marketing e divulgação.

4) Modelo certo: Espírito e em Verdade (v. 24)

4.1) Em Espírito
O termo Espírito na Bíblia é simbolizado por dois termos: RUACH (AT) e PNEUMA (NT). Nos dois casos, significam a mesma coisa: Vento.
Nas Escrituras, ser adorador é ser como vento; sem formalismo, em dependência de Deus, aquele que dá de “seu vento” ao homem (Gn. 2.7).
Adorar em Espírito é viver de acordo com o Espírito: aquele que nos convence do pecado, da justiça e do juízo.

4.2) Em Verdade
Em João, Jesus é a verdade.
Então, Adorar em verdade é viver como Jesus viveu. Andar como Jesus andou, fazer o que Jesus fazia.
Dessa forma, a adoração deixa de ser um ritual e passa a ser uma prática de vida.

Conclusão

Fujamos das idéias erradas.
Passemos a viver uma vida de adoração, que manifeste o caráter de Cristo e seja impulsionada pelo Espírito Santo.

Nenhum comentário: