quinta-feira, 20 de setembro de 2007

Falando sobre humildade

Texto base: Fp. 2:1-11

Os dias atuais são dias em que as pessoas estão em busca do sucesso a qualquer custo.
Ser bem sucedido é ser famoso, rico, superstar.
Este conceito mesquinho, egoísta e falso tem permeado a igreja cristã atual, de maneira que as pessoas tem vivido e buscado em Deus estes conceitos, totalmente alheios do que Deus realmente espera do homem.
Pensando bem, se não fosse a graça de Deus, nós já teríamos sido consumidos pelo Senhor, como o Escritor de Hebreus (11:28,29) diz: Portanto, já que estamos recebendo um Reino inabalável, sejamos agradecidos e, assim, adoremos a Deus de modo aceitável, com reverência e temor, pois o nosso “Deus é fogo consumidor”.
Analisando as Escrituras, vemos um conceito totalmente diferente daquilo que se propõe hoje. Enquanto o mundo fala de sucesso, a Bíblia fala de humildade.
Humildade é uma característica básica do servo de Deus, como lemos em Filipenses.
Por isso, estudemos pois um pouco sobre a humildade.

O que é humildade?

No AT, temos a palavra hebraica anavah, que significa humildade, brandura.
Já no NT, temos a palavra grega tapeinos, que significa, modesto, humilde.
Já no dicionário, temos humildade como: modéstia; submissão; pobreza, sujeição; simplicidade.
Tentando fazer uma conceituação de humildade, podemos dizer: “Humildade é o sentimento que leva a pessoa a reconhecer suas próprias limitações; modéstia; ausência de orgulho”.
Pra que humildade?

A partir do texto de Filipenses, pode-se tirar algumas conclusões a esse respeito:

1) Viver em harmonia (paz, e amizade)
2) Ter amor e união.
3) Não viver em busca de seus próprios interesses.
4) Para viver como Cristo viveu.

Quais os benefícios de uma vida em humildade?

1) absoluta dependência de Deus.
2) Experimentação de Deus como libertador – Sl. 10:17 (Tens ouvido, Senhor, o desejo dos humildes; tu lhes fortalecerás o coração e lhes acudirás.)
3) Ser guiado por Deus – Sl. 25:9, 10 (Guia os humildes na justiça e ensina aos mansos o seu caminho. Todas as veredas do Senhor são misericórdia e verdade para os que guardam a sua aliança e os seus testemunhos.)
4) Estes são louvados por serem melhores que os soberbos – Pv. 16:19, 20 (Melhor é ser humilde de espírito com os humildes do que repartir o despojo com os soberbos. O que atenta para o ensino acha o bem, e o que confia no Senhor, esse é feliz.)
5) Herdar o reino de Deus – Mt. 5:3 (Bem-aventurados os humildes de espírito, porque deles é o reino dos céus.)

Como alcançar a humildade?

1) Ter num coração contrito (Quebrantado) Is. 66:2 - (Porque a minha mão fez todas estas coisas, e todas estas coisas foram feitas, diz o Senhor; mas eis para quem olharei: para o pobre e abatido de espírito e que treme diante da minha palavra.)
2) Confiar em Deus Sl. 14:6 – (Os maus fazem com que fracassem as esperanças dos necessitados, mas estes são protegidos pelo Senhor.)
3) Temendo ao Senhor Pv. 15:33 - (Quem teme o SENHOR está aprendendo a ser sábio; quem é humilde é respeitado.)
4) Tirar proveito das adversidades da vida
a. Tg 1:2-4 (Meus irmãos, tende por motivo de toda alegria o passardes por várias provações, sabendo que a provação da vossa fé, uma vez confirmada, produz perseverança. Ora, a perseverança deve ter ação completa, para que sejais perfeitos e íntegros, em nada deficientes.)

b. 1 Pd 5:6 (Portanto, sejam humildes debaixo da poderosa mão de Deus para que ele os honre no tempo certo.)

5) Viver a vida de Cristo Fp. 2:5 – (Tende em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus,)

Conclusão:

Faz-se necessário, para contradizer a vida do mundo, viver em humildade, para que, o caráter de Cristo manifesto através de seus servos, seja apresentado a todos, através de nós.

Um comentário:

Anônimo disse...

bendito seja Deus, não ha maior alegria do quer ter um coração contrito no Senhor, e por Ele ser humalhado só pra alcançar o riqueza da vida eterna.
gostei d+ do texto, continue levando almas para buscar o Senhor.
Deus abençoe