domingo, 16 de novembro de 2008

RESTAURANDO A CAMINHADA PERDIDA - Gn. 3.1-13, 21

Homem e mulher estavam no jardim plantado por Deus para os dois. O lugar era belíssimo. Deus foi o jardineiro que projetou e plantou aquele local. Tudo era bom e perfeito. Tudo que o ser humano precisava para fartar-se havia ali. Nada os faltava.
A única coisa que Deus pediu foi que não comesse de uma árvore. A do conhecimento do bem e do mal. Até da árvore da vida poderiam comer, mas desta não.
Ardilosamente, Satanás tenta o homem e a mulher a partir desta árvore. Satanás mostra que se eles comessem da árvore, tornar-se-iam independentes de Deus. Não precisariam mais d’Ele, pois seriam iguais a Ele. Eles comem do fruto e, para sua surpresa se vêem nus e se escondem de Deus.
Essa história, a primeira da humanidade, nada mais é do que a narrativa diária de todo ser humano na face da terra. Cada um de nós foi criado e teve um jardim particular plantado por Deus, uma condição de vida, chamada plano divino, determinado por Deus e posto diante de nós. Da mesma forma, Deus também plantou uma árvore do conhecimento do bem e do mal, da qual não podemos tomar parte, e uma árvore da vida da qual devemos nos saciar.
A árvore do conhecimento pode ser uma série de manifestações, como, mentira, cobiça, avareza, orgulho, preguiça, adultério, roubo, mesquinhez, arrogância, etc. Todos nós somos postos diante dessas árvores e, na maioria das vezes, provamos desses frutos.
Quando nos fartamos com esses frutos, a nossa reação é igual à de Adão e Eva: arrumamos uma desculpa e nos escondemos de Deus. Corremos de sua presença, não querendo estar diante de sua face. Mas como Deus é misericordioso, Ele nos procura, e nos acha. Mas quando Deus nos atrai a sua presença, faz duas perguntas que são cruciais para a restauração da nossa condição caída e para o novo rumo de vida que Ele nos proporá.

1) ONDE VOCÊ ESTÁ?
A primeira pergunta que Deus fez a Adão foi: “Onde está você?” (v. 9).
Essa pergunta expõe a realidade presente. Eles se escondiam nus, devastados por um sentimento de culpa e vergonha que nunca tinham experimentado. A posição daquele casal era de se esconder de Deus.
Onde está você, hoje? Deus passeia hoje em sua captura. Qual a sua posição? Será que está escondido atrás de um pecado? Escondido por uma boa desculpa? Escondido atrás do medo, da preguiça ou da conveniência?
Deus já sabe onde você está, desde o inicio. Mas Ele pergunta para você mesmo se avaliar, e compreender qual a sua real posição, não em relação a si mesmo, mas em relação a Deus.

A segunda pergunta que Deus faz leva o ser humano a uma análise mais profunda de sua realidade.

2) O QUE FOI QUE VOCÊ FEZ?
Deus, ao falar com a mulher, pergunta: “O que foi que você fez?” (v. 13)
Agora, o passado é exposto. Adão e Eva reconstituem a atitude que os fez se esconder de Deus. Eles realmente se tomam por enganados, e confessam que suas ações os afastaram de Deus. Não são os abandonou. Eles se afastaram de Deus.
O que você fez? Deus te pergunta hoje. Ele está diante de ti, agora, perguntando-lhe. Será que deu ouvido a conversas perniciosas, e se afastou de Deus? Será que olhou para os defeitos dos outros, e por isso fugiu de Deus? Será que um pecado oculto, medo de encarar o novo, falta de responsabilidade com seu ministério pessoal, o fez sair da presença de Deus?
Deus sabe o que você fez. Mas você precisa descobrir. Você precisa reconhecer o que te fez abandonar o primeiro amor, seu ministério, sua vida de oração. A mudança de atitude passa por um reconhecimento der onde se caiu.

Mas como Deus não é apenas um bom psicólogo, Ele providencia uma nova oportunidade, um recomeço para o ser humano, e para nós hoje.
3) DEUS COBRE O SER HUMANO E O DÁ UM NOVO JARDIM: O MUNDO
Deus não abandona sua criação. Veste Adão e Eva e lhes dá uma nova oportunidade de vida, fora daquele jardim, mas num lugar muito maior e melhor: em todo mundo que Deus havia criado.
A primeira ação que Deus faz é cobrir o homem e a mulher. E ele faz isso hoje, pois o “sangue de Jesus, seu filho, nos purifica de todo pecado” (I Jo. 1.7). A função sacrifical do sangue era cobrir o devedor, pois quando Deus olhasse para o individuo não o veria, mas sim o sangue do inocente que o cobria. Cristo nos cobre com seu sangue!
Deus nos dá uma nova oportunidade. Não podemos voltar atrás, não recebemos a unção de ontem. Ele quer que caminhemos para frente, vivendo um novo estágio em sua presença. O que aconteceu ontem foi bom, mas o HOJE de Deus é melhor do que o ONTEM!

Se perdemos o jardim, Deus tem o mundo inteiro para nos oferecer. E Ele esta ai, agora, te oferecendo grandes projetos, um grande caminho em sua presença, mas para aceita-lo, precisamos responder as duas perguntas feitas: ONDE ESTÁ VOCÊ? e “O QUE VOCÊ FEZ?. Só assim seremos coberto por Deus e receberemos o novo de Deus, nova oportunidade para vivermos em sua presença.

Nenhum comentário: