ü Qual é a idéia de reino?
§ Governo, domínio.
§ Reino de Deus: domínio de Deus, governo de Deus.
ü Compreendendo a idéia de reino de Deus no AT.
§ Povo de Israel:
· Escravo no Egito;
· Livre em Canaã;
· Escravo na Babilônia;
· Livre novamente em sua Terra.
§ Israel aprende no exílio a reconhecer a Javé como único Deus (passa da monolatria para monoteísmo).
§ Javé é o Deus soberano que governa a história.
§ Como Javé governa, a vida humana deveria ser igualitária.
§ A monarquia parece ser este instrumento de manutenção da paz e da igualdade.
§ Com a corrupção dos reis e sacerdotes, surgem os profetas com o discurso de denuncia e anuncio de uma época messiânica, quando a Shalom de Javé reinaria sobre Israel.
§ Cresce a idéia em Israel do Messianismo, daquele que viria restaurar a Shalom em Israel.
ü Dessa forma, o Reino de Deus é a busca da manutenção da Shalom.
§ Manutenção da Shalom é a busca por justiça:
· O fruto da justiça será paz; o resultado da justiça será tranqüilidade e confiança para sempre. O meu povo viverá em locais pacíficos, em casas seguras, em tranqüilos lugares de descanso (Is. 32.17-18).
§ Shalom significa muito mais do que paz, significa estado de integridade, harmonia, inteireza e unidade, plenitude de vida, realização pessoal, comunitária e nacional.
ü O discurso do reino é uma utopia (Sonho):
§ Nível teológico: do falso deus ao Deus verdadeiro;
§ Nível social: da injustiça à fraternidade;
§ Nível econômico: da concentração de bens à partilha;
§ Nível jurídico: da opressão dos pobres à garantia de seus direitos;
§ Nível político: do poder a serviço dos ricos ao poder a serviço de todos.
ü CONCLUSÃO:
§ No AT, a idéia de reino era um conceito gerador de esperança para comunidade israelita. Esperança essa que se pautava na busca por igualdade entre a nação.
§ Governo, domínio.
§ Reino de Deus: domínio de Deus, governo de Deus.
ü Compreendendo a idéia de reino de Deus no AT.
§ Povo de Israel:
· Escravo no Egito;
· Livre em Canaã;
· Escravo na Babilônia;
· Livre novamente em sua Terra.
§ Israel aprende no exílio a reconhecer a Javé como único Deus (passa da monolatria para monoteísmo).
§ Javé é o Deus soberano que governa a história.
§ Como Javé governa, a vida humana deveria ser igualitária.
§ A monarquia parece ser este instrumento de manutenção da paz e da igualdade.
§ Com a corrupção dos reis e sacerdotes, surgem os profetas com o discurso de denuncia e anuncio de uma época messiânica, quando a Shalom de Javé reinaria sobre Israel.
§ Cresce a idéia em Israel do Messianismo, daquele que viria restaurar a Shalom em Israel.
ü Dessa forma, o Reino de Deus é a busca da manutenção da Shalom.
§ Manutenção da Shalom é a busca por justiça:
· O fruto da justiça será paz; o resultado da justiça será tranqüilidade e confiança para sempre. O meu povo viverá em locais pacíficos, em casas seguras, em tranqüilos lugares de descanso (Is. 32.17-18).
§ Shalom significa muito mais do que paz, significa estado de integridade, harmonia, inteireza e unidade, plenitude de vida, realização pessoal, comunitária e nacional.
ü O discurso do reino é uma utopia (Sonho):
§ Nível teológico: do falso deus ao Deus verdadeiro;
§ Nível social: da injustiça à fraternidade;
§ Nível econômico: da concentração de bens à partilha;
§ Nível jurídico: da opressão dos pobres à garantia de seus direitos;
§ Nível político: do poder a serviço dos ricos ao poder a serviço de todos.
ü CONCLUSÃO:
§ No AT, a idéia de reino era um conceito gerador de esperança para comunidade israelita. Esperança essa que se pautava na busca por igualdade entre a nação.
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