domingo, 8 de abril de 2007

A RENÚNCIA AMOROSA

A Páscoa é a festa que se comemora a morte e ressurreição de Jesus
Em todo mundo, pessoas de diversos credos religiosos comemoram esta data das mais diversas formas, desde a celebração religiosa até a auto-flagelação.
Infelizmente, no ocidente capitalista, esta festa de grande significado se transformou em meio de ganho financeiro, transformada em tempo de ovos de coelho.
Mas a mensagem vinda da cruz de Cristo ainda ecoa nestes dias.
Esta mensagem deve ser captada por nós para se contrapor à mensagem apregoada na atualidade, uma mensagem “da cruz de ouro”, uma “teologia da glória pessoal” e não a teologia da cruz.
A cruz traz algumas mensagens importantes para nossa vida:

1) A Cruz demonstra a maldade do ser humano
Jr. 17.9: Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá?

A cruz demonstra o que realmente se passa no coração humano.
Os sofrimentos de Cristo são a mais clara demonstração da perversidade que está no coração humano.
Este coração perverso precisa de redenção.

2) Cristo morreu pelos nossos pecados:
1 Co. 15.1-4: Também vos notifico, irmãos, o evangelho que já vos tenho anunciado; o qual também recebestes, e no qual também permaneceis. Pelo qual também sois salvos se o retiverdes tal como vo-lo tenho anunciado; se não é que crestes em vão. Porque primeiramente vos entreguei o que também recebi: que Cristo morreu por nossos pecados, segundo as Escrituras. E que foi sepultado, e que ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras.
A morte de Jesus foi causada pelos pecados da humanidade.
São nossos pecados que ocasionaram a morte de Cristo.


3) O sentimento que moveu a ação de Cristo é o Amor:
Jo. 3.16: Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
Toda ação de Cristo na terra foi motivada pelo grande amor de Deus para com o homem.
Só existiu uma morte porque existe amor.
Deus nos ama; e por amar se entregou.

4) O sofrimento não é a última mensagem na vida. Existe Ressurreição.
Cl. 2.13-15: E, quando vós estáveis mortos nos pecados, e na incircuncisão da vossa carne, vos vivificou juntamente com ele, perdoando-vos todas as ofensas,
Havendo riscado a cédula que era contra nós nas suas ordenanças, a qual de alguma maneira nos era contrária, e a tirou do meio de nós, cravando-a na cruz.
E, despojando os principados e potestades, os expôs publicamente e deles triunfou em si mesmo.
A Ressurreição é o maior símbolo de esperança crista.
A cruz e o túmulo estão vazios.
Nada limita o poder de Deus.
Em Deus tudo é possível.
Deus vence até a morte.

5) A cruz não é um acontecimento apenas; não é um enfeite; é um estilo de vida:
Gl. 2.20: Já estou crucificado com Cristo e vivo não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim.
1 Co. 1.18: Porque a palavra da cruz é loucura para os que perecem; mas para nós, que somos salvos, é o poder de Deus.
Mc. 8.34: E, chamando a si a multidão, com os seus discípulos, disse-lhes: Se alguém quiser vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome a sua cruz, e siga-me.
A cruz não foi um fato isolado na história; ela traz um ensinamento para toda vida cristã.
A Renúncia por amor é a base da ação de Deus no mundo.
A cruz, como símbolo, não tem valor algum. Como diz Dave Hunt: Os demônios temem a Cristo, não uma cruz; e qualquer um que não foi crucificado juntamente com Ele, exibe a cruz em vão.
Outra frase de Dave Hunt, que expressa bem este conceito: o poder da cruz não reside na sua exibição, mas sim na sua pregação; e essa mensagem nada tem a ver com o formato peculiar da cruz, e sim com a morte de Cristo sobre ela, como declara o evangelho.
O caminho da renúncia não é o caminho que o mundo nos apresenta hoje. O caminho do mundo é o caminho da cruz de ouro cravada de pedras preciosas, é o caminho da glória, da fama, das riquezas. Este não é o caminho da cruz de Cristo.
O que Cristo nos mostra através de sua morte e ressurreição é que somos pecadores, Deus nos ama, se entregou por nós, para que vivamos uma vida de Renúncia baseada no amor e que, a recompensa deste estilo de vida é a ressurreição.

Um comentário:

Anônimo disse...

Descobri hoje que você colocou meu livro na lista de livros favoritos que consta do seu blog antigo. Escrevo para dizer que fiquei muito honrado com isso. Quando o livro é publicado a gente só sabe quando sai, não para quem chega. Bom ver que chegou em boas mãos. Abraço, Marson.